A Comunidade

SEJA BEM-VINDO!

A Comunidade Católica Divina Luz é uma nova comunidade de aliança, sediada em Niterói/RJ, que por meio de grupos de oração, exerce seu carisma de “Ser a Luz que liberta das trevas”. Carisma este, que foi inspirado no coração do nosso fundador Ramildo Silva, através do versículo do Evangelho de São João: “Se creres, verás a glória de Deus” (Jo 11,40). A divina luz, que entrou no sepulcro e retirou Lázaro da morte o trazendo de volta à vida, é também a luz que nos ilumina e nos ressuscita todos os dias. Deus quer nos dar uma vida nova.

NOSSA HISTÓRIA

Nos projetos de Deus, Ele sempre contou com suas criaturas para ser instrumentos de restauração e reedificação do seu povo. Não foi diferente conosco. Antes de sermos uma família missionária, muitos de nós, éramos cristãos de estatísticas, sem vivência da Palavra, sem conhecimento daquilo que Deus tinha guardado para nós. Outros, ainda, nem sequer professavam a fé que hoje compartilhamos. Cenário muito similar ao do povo que estava no deserto ou àqueles que viviam em terras estrangeiras e que adoravam a outros deuses. Até que um dia, assim como o povo eleito tomou posse da terra prometida sob o comando de Josué, também nós ouvimos a voz de Deus e nos apoderamos das suas promessas. Conheça agora a história da Comunidade Católica Divina Luz.

Tudo começou na década de 1990, em um grupo de oração chamado “Louva Deus”, coordenado, na ocasião, por nosso irmão Jobson Nascimento. Este grupo acontecia na Igreja Porciúncula de Sant’Ana, em Icaraí, e, posteriormente, na Igreja N. Sra. Auxiliadora, em Santa Rosa, Niterói/RJ. A obra de restauração e avivamento espiritual, especialmente àqueles que estavam afastados da Igreja, era imensa. O grupo crescia, era o início da RCC em nossa cidade, percebíamos que Deus queria mais.

Era necessário que toda essa experiência que estávamos vivendo tivesse uma dimensão maior. Assim, deu-se o início da Comunidade Divina Luz, quando inauguramos nossa Casa Mãe/Sede, em outubro de 2004, onde passaram a ser realizados os grupos de oração e não mais na Paróquia N. Sra. Auxiliadora.

No ano seguinte, inauguramos a primeira casa Missionária, no Fonseca, e, em 2006, a casa Missionária no Paraíso, em São Gonçalo, onde também realizamos os nossos grupos de oração.

Em 2007, o coordenador do nosso grupo já não estava presente. Em 2008 é consumada sua saída através de uma carta aberta, lida para todos os membros. A partir deste ano, Ramildo Silva assume o comando dos grupos de oração e de toda a obra de evangelização, formalizando documentos e o estatuto da Comunidade para aprovação junto à Arquidiocese de Niterói. A intenção não era ficar somente no grupo de oração, era de fazer muito mais. Demos início à publicação de boletins informativos mensais, caminho vocacional e catequese – (ligada à Paróquia Santo Cristo dos Milagres) no bairro Fonseca/Niterói –, realização de retiros, missas, promoção humana, serviços de alfabetização de jovens e adultos, fonoaudiologia, psicologia, artesanato, bazar etc. Iniciou-se, assim, um período de formação espiritual, bem como a confirmação de princípios de vivência.

Em novembro de 2011, em oração na Comunidade Eis o Cordeiro de Deus, com sua fundadora Angela Maria, Deus começou a revelar, no coração de Ramildo, o carisma fundante, posteriormente a Palavra Base e a Ordem de Missão para a Comunidade Divina Luz. No dia 29 de novembro de 2011, Ramildo Silva, como Fundador da Comunidade Católica Divina Luz, apresentou o carisma da obra para todos os membros.

O versículo bíblico “Se creres verás a glória de Deus” (Jo 11,40) serviu de inspiração como palavra “rema” do nosso carisma. Na passagem sobre a Ressurreição de Lázaro, Deus confirmou que seu desejo era de que os membros da Divina Luz resgatassem almas da morte espiritual. A divina luz que libertou Lázaro das trevas, da morte, deveria ser levada a todos aqueles que se encontram no túmulo espiritual e precisam voltar à vida. 

A partir da revelação do nosso carisma, começamos a viver e experimentar o que o Papa São João Paulo II escreveu em sua encíclica Redemptoris Missio. Nela,São João Paulo II afirma que “a missão é um problema de fé, a medida exata da nossa fé em Cristo e no seu amor por nós” (RMi 11) e que “se impõe uma conversão radical da mentalidade para nos tornarmos missionários”, pois “o Senhor nos chama constantemente a sairmos de nós mesmos” (RMi 49): todos conceitos que retornarão no Documento de Aparecida e na Exortação Apostólica de Papa Francisco, o EvangeliiGaudium.

Nossa história está apenas começando. “Ainda não fizemos nada!”.

Deus tem muito ainda a realizar.

CARISMA

“SER A LUZ QUE LIBERTA DAS TREVAS”.

A partir desse momento, Deus foi mostrando ao fundador o caminho a ser seguido e os desafios que deveríamos assumir dentro dessa missão, que é trazer de volta à vida todas as pessoas que se encontram mortas, nos túmulos espirituais, sem vontade de viver, afastadas da Santa Mãe Igreja, dos sacramentos, sempre na obediência ao nosso clero.

PALAVRA BASE

“Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente,repreende, ameaça, exorta com toda a paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.”(II Tm 4, 1-5).

O Senhor nos mostra que será pela pregação da Sua Palavra, apresentada àqueles que estão adormecidos na fé ou mesmo na ausência, que os seus filhos reviverão e que não devemos temer os desafios que aparecerão pelo caminho.

DECLARAÇÃO DE MISSÃO

“Por isso, não desanimamos deste ministério que nos foi conferido por misericórdia. Afastamos de nós todo procedimento fingido e vergonhoso. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a palavra de Deus. Pela manifestação da verdade nós nos recomendamos à consciência de todos os homens, diante de Deus. Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus. De fato, não nos pregamos, a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, consideramo-nos servos vossos por amor de Jesus. Porque Deus que disse:”Das trevas brilhe a luz, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento do esplendor de Deus, que se reflete na face de Cristo”. (II Cor 4,6). Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós. Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. Estando embora vivos, somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal. Assim em nós opera a morte, e em vós a vida. Animados deste espírito de fé, conforme está escrito: Eu cri, por isto falei (Sl 115,1), também nós cremos, e por isso falamos. Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará também a nós com Jesus e nos fará comparecer diante dele convosco. E tudo isso se faz por vossa causa, para que a graça se torne copiosa entre muitos e redunde o sentimento de gratidão, para glória de Deus. É por isso que não desfalecemos. Ainda que exteriormente se desconjunte nosso homem exterior, nosso interior renova-se de dia para dia. A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem . Pois as coisas que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas (II Cor 4,1-18)”.

Somos convocados a assumir nossa função de Guerreiros. Levados pelo nosso carisma a ir por todos os lugares em que o Senhor nos mandar;seguindo os passos de São Paulo, com a ousadia que o Senhor nos deu; em Adoração constante,fazendo com que Jesus seja a fonte de salvação e água viva a correr nos corações que estavam desfalecidos e, assim, fazendo-os renascer.

A CRUZ COMO SINAL DE VITÓRIA

Temos como sinal em Cristo, a cruz que liberta e salva conforme descrito acima em nossa DECLARAÇÃO DE MISSÃO. Ao carregarmos a nossa cruz, vivenciamos as vitórias que o próprio Jesus nos prometeu quando venceu o último inimigo na cruz e nos ensinou: “ Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me(Mt 16,24). Levamos a todos através do nosso carisma, a esperança de acreditar que por mais pesada que seja a sua cruz, Deus irá resgatar do túmulo todos aqueles que Nele confiarem, porque somos herdeiros da terra prometida.

A PALAVRA DA PROFECIA

“Após a morte de Moisés, servo do Senhor, o Senhor disse a Josué, filho de Nun, assistente de Moisés: “Meu servo Moisés morreu. Vamos, agora! Passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta de vossos pés, eu vo-lo dou, como prometi a Moisés. O vosso território se estenderá desde esse deserto e desde o Líbano até o grande rio Eufrates – todo o país dos hiteus – e até o mar Grande para o ocidente. Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes.Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas.Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores’” (Js 1,1-9).

Através dessa Palavra profética, dada ao fundador pelo Espírito Santo, somos chamados a viver o livro profético de Josué e a entrar na terra prometida, conquistando em cada batalha os sonhos e projetos que o Senhor nos confiou, com a obediência, ousadia, coragem e determinação que o mesmo profeta viveu e experimentou, ou seja, MILAGRES E VITÓRIAS.

PRINCÍPIOS DE VIVÊNCIA

Em oração, o Espírito Santo revela ao coração do fundador 07 princípios a serem vividos por toda a Comunidade, intitulados de FOCADOS e, ainda, o SAC:

FOCADOS: FIDELIDADE, OBEDIÊNCIA, CORAGEM, ADORAÇÃO, DETERMINAÇÃO, OUSADIA e SANTIDADE.

SAC: SIMPLICIDADE, ACOLHIMENTO e CONCILIAÇÃO.

Esses sete pontos dos FOCADOS e os três do SAC, passam a ser perpétuos como regra de vida para todos os membros dessa Comunidade.

MISSÕES

Dentro desta vivência profética, demos início às missões em diferentes lugares e regiões. É o carisma posto em ação para tomar posse da terra prometida e para colocar em prática o sonho mais lindo de Deus. Dá-se o início do crescimento. Além das nossas casas, nos municípios de Niterói e São Gonçalo, inauguramos mais uma casa de missão em Cachoeiras de Macacu, em julho de 2012, onde realizamos nossos grupos de oração; também ampliamos nossa ajuda à Igreja, com novos trabalhos de evangelização nas paróquias e capelas onde os padres necessitam.

Em unidade com a nossa Igreja, com o nosso Papa Francisco e sob o fogo do Espírito Santo, começamos a missão de ir a lugares em que a evangelização arrefeceu ou ainda sequer começou. Sempre respeitando a hierarquia, o Clero, que é a base da nossa Igreja Católica Apostólica Romana.

NOSSOS BALUARTES:

Temos, como exemplos a serem seguidos, os nossos Baluartes: SANTA TERESINHA, SANTA TERESA D’AVILA, SANTA TERESA DE CALCUTÁ e SÃO PAULO. 

As três Teresas nos ensinam a Adorar e a sermos obedientes a Deus, mesmo nos momentos dos nossos desertos. Elas, que foram para nós, modelos de mulheres guerreiras que não desistiram em seus projetos, que eram ancorados nas promessas de Deus e que também nos mostram que, é com coragem e fidelidade ao Senhor que alcançaremos as nossas metas. 

São Paulo nos mostra a visão de um missionário incansável, sustentado pelo Espirito Santo chegando aos lugares mais difíceis para evangelizar, carregando a sua cruz e colocando sempre a sua Glória em Deus: “Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte (II Cor 12, 7-10 )”.

Saiba mais clicando nos baluartes:

NOSSA PATRONA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

 

A Divina Luz é consagrada à Nossa Senhora de Fátima. Tudo o que planejamos e sonhamos está nas mãos da nossa mãe Maria. Ela vai à frente em todas as nossas missões, junto com seus anjos, nos guardando e nos protegendo. É a senhora e rainha de todas as nossas casas. Aprendemos na experiência mariana a obedecermos ao seu filho Jesus e a contar com a sua poderosa intercessão. Tomamos posse de que através do pedido de mãe o filho atenderá, como está escrito na Palavra:

“Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele”. (Jo 2,1-11).

X